segunda-feira, 30 de abril de 2012

Trocas Fonêmicas

Toda criança que fala errado deve ir para um fono?
Quando os pais devem se preocupar?
Nem todos os erros fonêmicos, ou melhor trocas fonêmicas são alterações de fala.
Para cada idade, existe os sons que se não falados da forma correta podem ser considerados alterados ou não.
Por exemplo:
Uma criança com 3 anos, troca o som do R (de baRata e não de Rato) pelo L, dessa forma ela fala, lalanja ao invés de laranja, balata ao invés de barata,  colação ao invés de coração, e assim muitas outras palavras.
Alguns autores trazem como sendo os "erres" os últimos sons a serem adquiridos pelo sistema fonológico da criança. De forma que aos três anos, a criança estaria dentro do período de aquisição do R vibrante e não se consideraria como uma alteração de fala. Ao passo que entre quatro e cinco anos de idade, esta mesma criança deverá ter adquirido este som, caso contrário, seria sim indicado uma intervenção fonoaudiológica.
Muitos são os fatores que influenciam o desenvolvimento inadequado da aquisição de fala, entre os quais podemos citar um ambiente desfavorável familiar e escolar, alterações estruturais e anatômicas nos órgãos que compõem o sistema que produz a fala, alterações mentais e déficits cognitivos, alterações auditivas, alterações emocionais, entre outros.
Os pais devem sim se preocupar com o desenvolvimento linguístico de seu filho, afinal a linguagem oral é uma das formas de comunicação mais importantes do ser humano. O desenvolvimento linguístico adequado contribui de forma significativa no processo de integração da criança em seu ambiente família-escola-comunidade.
O fonoaudiólogo é o profissional habilitado a realizar o tratamento de crianças com alterações de fala e linguagem.
Na dúvida em relação a fala do seu filho, procure um profissional para uma avaliação fonoaudiológica, pois lembre-se, assim como em qualquer problema de saúde, quanto mais cedo buscarmos ajuda, mais rápido teremos como solucionar os problemas encontrados.


Compartilhar conhecimentos...

Por amor a FONOAUDIOLOGIA.
Vamos divulgar nossa linda profissão fonoaudiólogos.
Pais e mães sejam muito bem vindos e tirem suas dúvidas.

Seguidores

Total de visualizações de página